Botânica em Português

A Coleção «Botânica em Português» é uma coleção ímpar de nove volumes que pretende divulgar a Ciência Botânica, numa abordagem completa e rigorosa, dando a conhecer o admirável mundo das plantas nas suas diversas vertentes. Os nove volumes que a integram são:
Vol. 1 – Estrutura e Biologia das Plantas, de Carlos Aguiar.
Vol. 2 – Evolução das Plantas, de Carlos Aguiar, com a colaboração de Jorge Capelo.
Vol. 3 – Sistemática das Plantas Vasculares, de Carlos Aguiar, com a colaboração de Jorge Capelo.
Vol. 4 – A Vegetação de Portugal, de 28 autores e com coordenação editorial de Jorge Capelo e Carlos Aguiar.
Vol. 5 – Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental, de 18 autores, com coordenação editorial de Miguel Porto e coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica.
Vol. 5, tomo II – Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental, de 40 autores, com coordenação editorial de João Farminhão e coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica.
Vol. 6 – Guia da Flora de Portugal Continental, de André Carapeto, Paulo Pereira e Miguel Porto e com coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica.
Vol. 7 – Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, com coordenação editorial de André Carapeto, Ana Francisco, Paulo Pereira e Miguel Porto, e coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica, da Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação - PHYTOS e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Vol. 8 – Guia de Bolso da Flora de Portugal Continental, de André Carapeto, Paulo Pereira e Miguel Porto e com coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica.
Com excepção do Vol. 7, já anteriormente disponibilizado em https://listavermelha-flora.pt/inicio/, os restantes volumes podem ser obtidos, em versão pdf, no sítio:
https://imprensanacional.pt/livros-em-pdf/
Salientamos que no Vol. 5, tomo II, a AOSP foi autora do artigo "Senhora do Monte e serra de Ervilhaio".

La Gran Semana

No dia 28 de Maio de 2022, a AOSP irá participar no evento "La Gran Semana - Ciencia Ciudadana por la Biodiversidad" (https://lagransemana.org/).
Propomos o desafio de, nesse dia, efectuarem registos de espécies de orquídeas observadas, assim como outros dados de biodiversidade.
Enviem-nos, até ao dia 11 de Junho, os vossos registos, com o nome das espécies observadas e respectivo local, de modo a disponibilizá-los no projecto.

Protocolos de colaboração

A AOSP estabeleceu os seguintes protocolos:
- no dia 18 de Fevereiro de 2021 foi assinado um protocolo de colaboração entre a Fundação Côa Parque e a AOSP, que visa o estudo, a salvaguarda e a conservação das orquídeas silvestres nas áreas sob gestão da Côa Parque, e assim valorizar o fantástico património natural do Vale do Côa;
- no dia 23 de Julho de 2021 foram assinados protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal de Alenquer, a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e a AOSP, que visam a identificação, preservação e conservação dos locais com orquídeas silvestres no concelho de Alenquer e na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
Estamos convictos que vão surgir oportunidades de cooperação com outras entidades.